top of page

5 ferramentas básicas para jardinagem

Listamos cinco itens que devem fazer parte do seu kit de ferramentas para jardinagem. São dicas para você que deseja iniciar a cuidar da manutenção do seu jardim, ou ainda, para verificar se sua maleta tem todos os objetos básicos da jardinagem.


Regador

Uma das ferramentas mais importantes, e que despensa apresentações. Apesar disso, vale lembrar que existem alguns tipos de regadores, cada um indicado para um uso específico. Eles podem variar no material que são feitos, na capacidade de armazenamento de água, e principalmente no bocal de saída da água. Os mais comuns são no estilo chuveiro e o bico fino, no primeiro você terá um volume maior de água saindo, que é ideal para regar grandes espaços, como: hortas, árvores, arbustos, entre outras plantas de porte grande.


O segundo tipo, de bico fino, é indicado para regar vasos com plantas mais delicadas, ou de difícil acesso, e para espécies que necessitam de pouca água. Um bom exemplo do uso desse tipo de regador, é na rega das suculentas.



Essenciais para realizar o plantio, as pás também são muito importantes em qualquer kit de ferramentas para jardinagem. Assim como os regadores, existem vários formatos e tamanhos de pás. O recomendado é ter pelo menos duas pás, uma com a concha mais larga, com maior capacidade de carga, para trabalhamos maiores. E outra com a concha estreita e comprida, para tarefas mais delicadas, como plantar uma muda pequena.



Tesoura de poda

Essa ferramenta facilita muito a manutenção da planta, pois foi desenvolvida especialmente para realizar o corte nesse tipo de tarefa, diminuindo o esforço que você teria que fazer para executar a poda. Além disso, ela também tem uma lâmina especial, que realiza a apara da planta do modo correto, evitando possíveis danos.



Escardilho

Ele é uma carta na manga para a sua jardinagem. Com suas garras, o escardilho é utilizado para revirar a terra, muito útil para soltar um solo duro. Também usado para misturar vários tipos de terras entre si, ou quando adicionamos adubo a elas. Outra situação que ele pode ser muito vantajoso, é quando você precisa coletar uma porção de terra, para preencher um vaso ou outro local, porém essa terra está com muitas raízes. Com o escardilho você conseguirá retirar grande parte das raízes, de forma muito mais prática e rápida.



Luva

Obviamente a primeira função das luvas é a proteção, que com certeza é fundamental na jardinagem, já que muitas plantas têm espinhos ou até folhas pontiagudas. As luvas também podem proteger contra possíveis alergias, pequenos insetos e objetos que podem estar misturados na terra.

Existe um tipo de luva com garras em uma das mãos, ela pode facilitar e agilizar algumas tarefas na jardinagem. Mexer na terra e retirar raízes, por exemplo.



E aí, você tem todas essas ferramentas em casa?

Comente aqui embaixo! Vamos trocar experiências.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page