top of page

5 formas de ajudar o meio ambiente

Cuidar do meio ambiente é importante, todos sabemos, mas como podemos fazer isso na prática?

Separamos 5 atividades que você pode aplicar para ajudar o meio ambiente no dia a dia.



Cuidados fundamentais

abajur iluminando planta

Para começar vamos lembrar das precauções que são básicas, aprendemos na escola e ouvimos diariamente na mídia.

Evite desperdícios de água e energia na sua casa. O gasto excessivo de água é mais lógico de entendermos o motivo de ser tão prejudicial para o meio ambiente, já no caso da energia elétrica pode não ser tão óbvio. De forma resumida, gasto elevado de energia força a construção de mais fontes de energia, que no Brasil em sua grande maioria são hidrelétricas. Para a construção delas o ecossistema do local é extremamente afetado, rios, florestas e animais são ameaçados.

Outro cuidado básico que devemos aplicar em nossas casas é a separação correta dos lixos, e caso sua cidade não tenha coleta e destino correto para cada tipo de resíduo, cobre das autoridades a aplicação dessas políticas. Um modo muito eficaz de exigir essas ações são as redes sociais, atualmente a maioria das prefeituras tem páginas e perfis nessas redes.


Hábitos de consumo

lata cheia de lixo

Você vai abrir uma embalagem de algum alimento, ou outro produto qualquer, e se depara com mais embalagens dentro. Você já deve ter passado por algo parecido.

Esses tipos de produtos geram muito lixo e é de boa prática diminuir o consumo deles, opte por outros com embalagens biodegradáveis, que se decompõem mais rápido no meio ambiente e não poluem os solos, rios ou mares.

Sempre que possível prefira produtos de origem reciclada, assim você também ajuda a retirar materiais que poderiam poluir o meio ambiente, ou que já estão poluindo.


Reduza o uso do carro

pessoa lendo sentada no metrô

Já é de conhecimento comum que os veículos a combustão, movidos a gasolina ou outros derivados do petróleo, têm grande papel na poluição do meio ambiente. Logo se reduzirmos o uso deles, ou diminuirmos o número de unidades circulando, iremos abrandar seu impacto no planeta.

Se possível opte pelo transporte público, assim conseguimos tirar carros da rua. Ou, se for viável, tente implementar um rodízio de caronas na empresa que você trabalha, pois onde poderiam estar rodando cinco carros, conseguimos reduzir para um. Ainda melhor se você passar a utilizar bicicleta como meio de transporte, nessa escolha até a sua saúde em curto prazo agradece!

Agora, se sua cidade não presta um bom serviço de transporte público, e fica quase impossível se locomover com ele; ou se no seu trabalho não há como adotar o método de carona; você acaba obrigado a usar o carro para seu deslocamento, nesse caso também temos boas práticas para tentarmos mitigar o efeito dele na natureza.

Mantenha a manutenção do seu carro em dia, isso aumenta a economia de combustível, pneu e outras peças. Também pode evitar ou diminuir a liberação dos gases que poluem a atmosfera.


Dia sem carne

face de uma vaca

Isso mesmo que você leu! Separar um ou mais dias da semana para realizar uma alimentação sem carne pode ajudar o meio ambiente!

Você sabia que, considerando toda a cadeia de produção, são necessários 15.000 litros de água para produzir apenas 1 kg de carne?

Estudos apontam que países em desenvolvimento, como o Brasil, a maior parte da água é utilizada pela agropecuária. Em 2016 a Agência Nacional de Águas divulgou, na publicação Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, que 84% do consumo de água no Brasil foi feito pela agropecuária.


Fonte:


Ajudar ONG ou instituições

pessoa recolhendo lixo do chão

Outra ótima forma de ajudar o meio ambiente é através de ONGs ou instituições que têm esse objetivo. Você pode fazer doações, que com certeza irão ajudar muito, ou pode ajudar com voluntariado, caso tenha alguma entidade dessas perto de você.

Você pode montar um grupo para fazer atividades durante um final de semana, como recolher lixos de um parque, rio, lago ou outro local, esse seria mais um modo de colaborar com os cuidados ao meio ambiente.

Caso não tenha nenhuma organização perto de você, e montar um mutirão também seja inviável, listamos abaixo algumas ONGs nacionais que você pode doar pela internet:


SOS Amazônia – Tem como missão promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.


Onda Verde - Atua na conservação da diversidade biológica do Bioma Mata Atlântica e estimula ações para o desenvolvimento sustentável.


SOS Mata Atlântica - Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade.


WWF Brasil - Trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia.


Desconto na loja

Agora que tem as dicas para ajudar o meio ambiente, bora pôr em prática?!

Aplique alguma das ações, ou mais de uma, registra e posta nas suas redes marcando o nosso perfil lá, que vamos lhe dar desconto na nossa loja!

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page