top of page

5 motivos para ter um jardim

Está pensando em se mudar, está em fase de construção, ou tem um espaço mal utilizado em seu terreno? Que tal montar um jardim?

Vamos lhe dar cinco motivos para você ter seu próprio jardim e aproveitar todos os benefícios que ele pode proporcionar.


1 - Saúde mental

Já comentamos algumas vezes sobre como as plantas podem nos proporcionar benefícios para nossa saúde mental, mas sempre gostamos de lembrar o quão positivo este ato pode ser.

Cuidar de uma horta, flor, ou até de uma suculenta, nos promove um momento em que possamos desconectar dos problemas do cotidiano. Nossa rotina está cada vez mais acelerada e cheia de compromissos, e tirar alguns minutos do nosso dia para regar uma planta, mexer na terra, ou plantar, pode esvaziar nossa cabeça e refrescar os pensamentos.


2 - Saúde

Além da saúde mental, um jardim pode trazer saúde em forma de alimentos frescos: verduras, temperos e frutas. Você economiza com as compras, e ainda terá um produto mais natural e saudável.

Escolha plantar as coisas que mais lhe agradam o paladar, ou que mais terão utilidade para você. Por exemplo, um limoeiro é muito fácil de cultivar e a fruta é muito versátil, serve para suco, tempero e até para doces. O tomate também é uma boa escolha, a planta não ocupa muito espaço e o fruto é muito utilizado na cozinha para molhos e saladas.


3 - Hobby

Você estava procurando alguma atividade para fazer nas horas vagas? Que tal o seu jardim?

Nele você poderá, no mínimo, desenvolver suas habilidades de jardinagem, ou apreender a cultivar várias espécies de plantas. Todas estas atividades ainda podem gerar uma renda extra com venda de mudas de plantas, temperos, verduras e frutas. Ou quem sabe com a experiência que adquirir com a jardinagem, você amplie os estudos para paisagismo e desenvolva uma nova profissão.


4 - Reciclagem do orgânico

O jardim pode ser o destino do seu lixo orgânico, reduzindo a quantidade de resíduos que podem acabar no local errado. Separe um local para você fazer a compostagem, ou se preferir compre uma composteira, elas são bem práticas e úteis.

Para fazer a compostagem diretamente no solo, você deve utilizar junto com o seu lixo orgânico, outros materiais orgânicos secos, grama aparada, folhas secas, ou serragem, por exemplo.

Vale lembrar que se você optar por comprar composteira pronta, daquelas verticais, o chorume que você retirar dela deve ser diluído na proporção de 1 para 10, ou seja, uma parte de chorume para 10 de água, e então poderá aplicar normalmente nas plantas. No caso da compostagem direta no solo, o chorume não será tão concentrado e se espalhará pelo solo, adubando a terra.


5 - Espaço para lazer

Com certeza uma das principais vantagem do jardim é o espaço para lazer que você terá. Um jardim bem cuidado, com um bom planejamento e paisagismo, pode fornecer um final de semana inteiro de lazer. É capaz de acomodar churrasqueira, para uma reunião em família; duas árvores, ou postes, para colocar uma rede e deitar-se para uma leitura tranquila; ou um belo gramado para um banho de sol ou piquenique.



Gostou da leitura? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page