top of page

Curiosidades sobre o ninho de pássaros

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Os pássaros fazem ninhos em diversos lugares, árvores, arbustos, no chão, postes, construções, entre outros. No geral, eles buscam locais que possam proteger o ninho contra eventuais predadores. Lugares altos e escondidos, são os preferidos, exceto para algumas espécies que possuem outros hábitos, como o Quero-quero.

Os formatos de ninhos são variados, algumas aves fazem em forma de cesto, outras constroem bolsas penduradas em galhos. O Sabiá, por exemplo, faz seu ninho em forma de tigela, normalmente em locais que possibilitem que ele tenha alguma visão a sua volta.

Para a construção, eles utilizam diversos materiais, desde gravetos e capim, até barro e penas.

pássaro construindo um ninho

Fato interessante:

Um estudo realizado em Botsuana, na África, observou a espécie Tecelão Mascarado do Sul. Enquanto o pássaro fazia seus ninhos, os cientistas observaram várias técnicas diferentes de construção. Elas demonstraram que a tecelagem do ninho se deve muito mais à experiência da ave, ao seu ambiente, e ao seu físico, do que considerávamos anteriormente sendo algo da genética do animal. Ou seja, o estudo pode indicar que os pássaros aprendem a fazer seus ninhos, ao invés de ser algo instintivo, que estaria na genética.


Link para o estudo:



Os ninhos são locais muito sensíveis e importantes para os pássaros, eles podem ser abandonados se a ave se sentir ameaçada. Se o pássaro notar que o ninho foi mexido, revirado ou movido, ele pode deixar o local. Ou caso se pressentir em perigo, devido a algum predador, ele provavelmente também irá sair do local.

Quando for preparar um local em seu jardim, para receber possíveis ninhos, ou adquirir uma casa para pássaros, avalie todos estes elementos. A casinha para pássaros, que desenvolvemos, leva todas estas questões em consideração. Ela possui o tamanho de porta ideal para os pássaros se sentirem protegidos de predadores, e para que o ninho fique protegido contra o tempo e o vento. Desenhamos a casinha com furo de fixação na parede traseira, para que possa ser pendurada em locais mais altos e resguardado.

casinha para pássaros JR Injetados

Abaixo está o botão de acesso a página da casinha para pássaros.



Gostou das curiosidades? Deixe seu comentário! 😉













Posts Relacionados

Ver tudo

3 comentários


Rose Correa
Rose Correa
08 de abr.

Depois que nascem os filhotes os pássaros abandonam seus ninhos. Devemos limpar as casinhas? Remover o ninho velho para que façam um novo ninho?

Curtir
Respondendo a

Oi, Rose! Tudo?

Desculpe a demora na resposta, prometemos ficar mais ativos aqui nos comentários agora! Erro nosso!


Você está certa, após os filhotes deixarem o ninho, é uma ótima prática limpar as casinhas. Isso ajuda a prevenir parasitas e manter o ambiente saudável para futuras ninhadas. Remover o ninho velho também incentiva os pássaros a construir um novo ninho na próxima temporada.


Se quiser dicas de como limpar a casinha, me avisa tá?! Passo por aqui mesmo 😃

Curtir

Convidado:
10 de abr. de 2022

Maravilhoso todos os produtos.

Curtir
bottom of page