top of page

Decoração simples e rápida

Vamos lhe ajudar na sua decoração, através de um checklist prático que irá poupar seu tempo e auxiliar a transformar seu ambiente no que você sempre sonhou.


O que é decoração?

Primeiro vamos entender qual é a definição da palavra “decoração”. Uma boa descrição seria: elaborar um ambiente com harmonia entre os itens, de modo a proporcionar alguma sensação.

Com base nisso, concluímos que uma parte dessa tarefa pode ser comprida adicionando e/ou retirando objetos. Para esse post vamos focar na máxima “menos é mais”, buscando estilos minimalistas, focando em móveis, quadros ou elementos que você já possa ter em seu ambiente.


Como começar

Para não perdermos tempo na decoração em si, tornando-a realmente rápida e prática, o crucial é o planejamento!

E que tal um Checklist para facilitar? Segue:


Checklist do planejamento da Decoração:

1 – Qual o estilo desejado?

Caso ainda não tenha escolhido um, busque por estilos de decoração. Aqui no blog temos um post listando alguns dos mais famosos, leia aqui.

Após escolher o seu, vale anotar algumas palavras-chave sobre ele, para facilitar e agilizar na busca de referências visuais, por exemplo: estilo Industrial: mistura metal e madeira; canos aparentes; tons neutros.

2 – Analisar o ambiente:

Nesse momento você vai se voltar para o local que deseja decorar, observe quais itens você manterá e que irão ornar com a nova decoração. Verifique aspectos estruturais como janelas, portas, colunas, pontos de energia e possíveis tubulações.

Uma vez levantada todas essas questões, anote e faça um esboço do ambiente. Se desejar algo ainda mais visual, já demos a dica aqui no blog sobre o Mooble. Esse site tem uma ferramenta de desenvolvimento de cenário 3D, você conseguirá desenhar as paredes com dimensões e até colocar móveis e outros itens, tudo bem intuitivo e divertido! Por fim, poderá salvar imagem em 2D do seu projeto, ou seja, uma vista área dele, como se fosse uma planta baixa.

3 – Busque referências:

Agora basta buscar ideias e inspirações com base nas informações levantadas nesse planejamento. Salve pelo menos 5 imagens que tenha gostado, para ter como um norte.


Como ter ideias de decoração?

A forma mais prática é através de fotos diretamente no Google Imagens. Redes sociais também são um ótimo modo de pegar essas inspirações, existem perfis focados em decoração e possivelmente você encontrará alguns ainda mais nichados, com postagens exatamente sobre o estilo que você escolheu. As plataformas que mais se destacam para isso são o Instagram e o Pinterest.

Outro método é através de vídeos, principalmente pelo Youtube. Você pode buscar pelo estilo escolhido, pelas palavras-chave separas no checklist ou apenas procurar por decoração de ambientes.


O que não pode faltar na decoração

Para encerrar, vamos de um checklist de coisas essenciais na decoração.


Coisas que não podem faltar na decoração:

1 – Iluminação:

Uma boa iluminação faz toda a diferença, dedique um tempo a esse estudo.

2 – Plantas:

Para dar leveza e vida ao ambiente, as plantas podem ser o toque que estava faltando.

3 – Móveis:

Móveis com desenho totalmente divergente do seu estilo de decoração irão dificultar a harmonia do ambiente, não menospreze esses objetos.

4 – Paleta de cores:

Escolher uma palheta de cores com base no estilo de decoração ou com a pintura das paredes, irá facilitar muito a tarefa de ornar tudo no ambiente. Tente se manter dentro desta paleta.

5 – Itens de referência a sua personalidade e/ou história:

Esse é um detalhe que faz toda a diferença, ele irá imprimir o seu DNA no ambiente, lhe dará aconchego quando estiver ali e poderá render boas conversas sobre o objeto, caso ele tenha história.


Gostou das dicas? Disponibilizamos abaixo um link para você baixar o checklist completo, já pronto para você salvar ou imprimir e começar a decorar.




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page