top of page

Dicas de iluminação

Ela é crucial na decoração, pode ser a diferença entre um ambiente sem personalidade e uma composição digna de profissionais do design de interiores.

Para lhe ajudar nessa tarefa preparamos algumas dicas, desde o planejamento até a escolha da tonalidade da luz.


Planejamento

O primeiro passo é analisar o ambiente, veja se há algum objeto, móvel ou local que deseja destacar. Se sim, verifique se há ponto de energia para instalar luzes indiretas ou se terá que mudar a posição do objeto. Confira a existência de luz natural, pois, ela poderá ser extremamente útil a depender do cômodo a ser decorado.


Iluminação natural

Ela será uma grande aliada em alguns ambientes, no escritório, por exemplo. Além da economia na energia elétrica, a luz natural irá trazer benefícios a saúde, pois, regula seu ciclo do sono e estimula a produção de vitamina D. Esse tipo de iluminação torna o local mais vivo, ideal para ambientes de rotina do dia a dia, mantendo você em movimento.


Luz indireta

São luzes que dão destaque a um objeto ou ponto específico do local, as fitas de LED e as luminárias são bons exemplos. Devemos nos atentar a intensidade dela, pois, a ideia é ser uma luz secundária, decorando e abrangendo apenas o ponto desejado.

Quando bem utilizadas, as luzes indiretas irão dar aquele toque de decoração profissional a sua casa. Busque inspirações na internet e ferramentas de iluminação diferentes, para ter um leque de escolha na hora de compor o cômodo.

Essa técnica é ideal para trazer sensações, escolhendo o tom certo, podemos formar vários ambientes dentre de um só.


Tom da luz

Extremamente importa é a tonalidade da luz, geralmente podemos escolher entre tons mais brancos ou mais amarelados.

Tons brancos instigam atividade e atenção, são indicados para ambientes de trabalho. Lavanderia e banheiro também são exemplos de aplicação.

As luzes de tonalidade mais amareladas são ideais para ambientes de descanso, leitura, reuniões e áreas de alimentação. Proporcionam a sensação de aconchego, relaxamento, intimismo e acolhimento. Os ambientes indicados para seu uso são: quartos, sala de jantar, áreas de festas e cantos de leituras.

Um item coringa para atingirmos o tom ideal é a fita de LED, que também pode ser utilizada para incidir outra cor específica, caso a decoração requisite.


Bora iluminar sua decoração?

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page