top of page

Dicas de jardinagem para iniciantes

Hoje vamos trazer algumas dicas para você montar seu jardim. Sabemos que o gosto na hora de decorar é algo muito pessoal, mas estas dicas são itens básicos, ou essenciais, para qualquer jardinagem, e vão lhe ajudar!

 

1 – Avaliando o ambiente

O primeiro passo é analisar o local que você deseja montar seu jardim. Estude bem o ambiente, observe em quais pontos tem mais incidência de sol. Faça um esboço de como você deseja a disposição de árvores, flores, móveis, e outros itens. Aqui vale buscar inspirações em fotos na internet.

 

2 – Escolhendo as plantas

Se possível opte por plantas com fácil cultivo, como cactos e suculentas. No local que você observou que há mais horas de sol, plante espécies mais resistente a ele, ou que necessitam de mais luz para se desenvolver.

Pesquise quais plantas são propícias para sua região e clima, isto vai facilitar a manutenção do jardim.

 

3 – Manutenção

Manter a rega em quantidade e horários mais adequados, podas, limpeza e outros cuidados. Tudo isso faz parte da manutenção do seu jardim, e é essencial.

Cada planta tem uma necessidade diferente de água, pesquise a quantidade ideal para as que você possui. A rega é mais aconselhável que se faça nos primeiros horários da manhã, ou então no final da tarde.

 

4 – Pedras

As pedras são muito utilizadas na decoração de jardim, pois podem montar diferentes cenários. Quando menores são utilizadas para preencher alguns canteiros, ou serem destaque quando forem pedras grandes e volumosas.

Outra vantagem das pedras, quando são colocadas em canteiros, é que elas ajudam a manter o solo úmido, favorecendo as plantas e até diminuindo a necessidade de rega.

 

5 – Iluminação noturna

Colocar vários pontos de luz indiretas e com pouca intensidade, dará aquele charme diferencial a sua jardinagem. Opte por luminárias solares, que durante o dia se mantém apagadas e recarregam as baterias com a luz do sol, e a noite se ligam automaticamente.

Uma dica é colocar mais pontos de luz em algum elemento que você deseja dar destaque no jardim, como uma árvore ou formação de pedras, por exemplo.

 

6 – Caminhos

Outro item que não pode faltar no seu jardim, são caminhos por onde as pessoas possam passar, evitando que pisem no gramado ou plantas.

Há vários tipos de caminhos para jardim, naturais, artificiais, grandes, pequenos, com design rústico ou moderno. Escolha aquele que se aplica melhor a seu jardim.

Nós temos um modelo de caminho para jardim, com design rústico, textura de madeira e antiderrapante. Uma das vantagens do nosso caminho para jardim, é que ele é feito de plástico reciclado, tornando a vida útil dele maior que os caminhos de madeira por exemplo.



Link para a página da loja com todos os kits de caminho para jardim:

 

E aí, gostou das dicas?

Deixe seu comentário, e compartilhe nas suas redes! 😉

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page