top of page

Estilos de construções para se inspirar

Da planta ao design de interiores, aqui estão alguns estilos de construção para você se inspirar.


Americano

As casas no estilo americano tendem a dispor de grandes jardins. Geralmente a construção fica centralizada no terreno, contando com jardinagem em todos os lados da casa.

Na fachada é corriqueiro termos varanda na porta principal de entrada, e portões levadiços logo ao lado, que dão de entrada para a garagem. Nela, é comum a utilização para outros fins, que não só guardar o carro, mas também pode servir de oficina, deposito, entre outros.

No interior da casa é habitual a presença de pé direto duplo, que é a posição elevada do teto, com a altura da parede maior que o comum, ampliando o espaço do ambiente.

Também é popular a construção do imóvel com sótão e porão, onde o porão normalmente abriga centrais de climatização da casa e a lavanderia. O sótão pode ser utilizado para dispensa de ferramentas e outros objetos, ou até mesmo como um cômodo mais frequentado, como um quarto ou escritório.


Minimalista

Marcado por linhas retas e formas geométricas, esse estilo busca empregar poucos elementos e que sejam estritamente funcionais. Utiliza muito as cores neutras, branco, preto e cinza.

Na fachada se destacam as paredes lisas, de cor única e sem decoração ou outros itens. E no interior os ambientes com pouquíssima decoração, dando maior importância para móveis funcionais e de design sóbrio e limpo.


Moderno

Aqui se destacam as linhas horizontais e retas, desenhando na fachada formas geométricas que se encaixam. Utiliza muito o concreto em contraste com o vidro, principalmente em grandes paredes de vidro com o concreto fazendo quase que uma moldura de quadro.

No interior os móveis e a decoração mantêm as linhas retas e horizontais, e a mescla de tons neutros e sóbrios. Outra marca registrada na decoração do interior de uma casa moderna, são as plantas, trazendo contraste ao concreto e vidro da construção.


Clássico

Esse é praticamente o estilo de construção oposto ao moderno. Com muitos elementos na fachada, cheio de detalhes, muitas janelas com desenho vertical, e principalmente colunas em destaque, muitas vezes em estilo grego ou romano. Para as cores o predomínio é de tons claros, como branco e bege. Os materiais mais utilizados para destacar o estilo são o mármore e a madeira.

No interior se mantém a tonalidade de cores, com grande presença de móveis de madeira também com desenho clássico, ou até mesmo móveis antigos. O emprego de espelhos e papéis de parede também é muito comum na decoração.


E aí, qual estilo mais lhe agrada? Comenta aqui!

Comentários


bottom of page