top of page

Grandes mulheres pioneiras

Neste dia da mulher vamos lembrar, ou até te apresentar, mulheres que foram pioneiras e mudaram nossas vidas com suas invenções e talentos. Elas impactaram o jeito que decoramos nossas casas, o jeito que as construímos, aumentaram sua segurança e adicionaram um pouco mais de visão ecológica a elas.

Essas mulheres facilitaram e salvaram nossas vidas, assim como muitas outras mulheres continuam fazendo, criando, desenvolvendo, pesquisando e movendo o mundo!


Dorothy Draper

Considerada a primeira designer de interiores, Dorothy nasceu em Tuxedo Park, no estado de Nova Iorque, em 22 de novembro de 1889. Ela foi responsável pela abertura da Dorothy Draper and Company, vista como a primeira empresa no ramo de design de interiores.

Sua jornada iniciou quando, após se casar, começou a comprar e vender casas. Dorothy desenvolvia a decoração para os locais, e seu talento ganhou tanta reputação, que outras pessoas começaram a fazer as mesmas coisas em suas casas.

Um grande salto em sua carreira foi quando Douglas Elliman a contratou para realizar a decoração do seu hotel, o Carlyle Hotel. A partir dali, desenhou outros interiores de hotéis famosos e luxuosos. Inclusive em um trabalho no Brasil ela gastou cerca de 10 milhões de dólares, para fazer o design do Palácio Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de janeiro.


Marie Van Brittan Brown

Em 1966, junto com seu marido, inventou o sistema de segurança doméstico, composto por um conjunto de quatro olhos-mágicos e uma câmera que subia e descia para olhar em cada um dos olhos-mágicos.

A necessidade de um sistema assim surgiu devido ela sentir-se insegura ao abrir a porta para desconhecidos, pois o bairro em que morava tinha altos índices de violência.

Sua invenção já contava com funcionalidades que são utilizadas atualmente: um dispositivo que permitia usar o televisor para ver a pessoa na porta e ouvir a sua voz; controle via rádio wireless, permitindo o monitor ficar em outro local da casa; um controle remoto, para o residente destravar a porta a distância; e até um botão de pânico, que chamava automaticamente a polícia.

Marie nasceu no distrito de Queens, em Nova Iorque, em 30 de outubro de 1922.


Mária Telkes

Apelidada de “Rainha do Sol”, Mária era PhD em físico-química, e uma das fundadoras dos sistemas de armazenamento térmico solar.

Ela fez diversas pesquisas, mas um dos feitos mais notável foi a máquina de dessalinização de água movida a energia solar. Essa invenção salvou a vida de soldados durante a Segunda Guerra Mundial, ajudando-os a obterem água potável em situações difíceis. Também foi utilizada nas Ilhas Virgens, nos EUA, devido aos problemas de água encontrados na região.

Mária também desenvolveu um forno movido a energia solar. Com uma doação da Fundação Ford, ela projetou o utensílio para que pessoas em situações mais críticas, em todo o mundo, possam aquecer coisas. Por fim ela descobriu que usando essa mesma tecnologia poderia secar de maneira melhor as safras dos agricultores. Essa técnica é utilizada até hoje.

Em 1980 ajudou a desenvolver e construir a primeira casa totalmente movida a energia solar.

Mária Telkes nasceu em Budapeste, na Hungria, em 12 de dezembro de 1900.


Melitta Bentz

Esse nome lhe é familiar? Não é à toa!

Amalie Auguste Melitta Bentz nasceu em 31 de janeiro de 1873, na cidade de Dresden, na Alemanha, e foi a inventora do filtro de café, em 1908.

Na sua época, Melitta sabia das deficiências dos utensílios para preparar o café, que faziam café em excesso, deixavam resíduos ou eram difíceis de limpar. Decidiu então fazer tentativas em várias técnicas diferentes, e desenvolveu a seguinte: Pegou uma caneca de latão, fez diversos pequenos furos no seu fundo, tornando-a em uma peneira. Em seguida utilizou um pedaço de papel borrão, tipo de papel muito absorvente, e obteve o primeiro filtro de café que não deixava resíduos e obtinham uma bebida mais fraca, que agradava mais o gosto da família. Nesse mesmo ano, Melitta abriu sua empresa, que até hoje está em atividade.


Gostou dessas histórias? Comenta aqui!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page