top of page

Início da primavera

Hoje se inicia a primavera, a estação conhecida por ser a mais florida entre elas. Ela termina em dezembro, no dia 21 para ser mais exato, e vamos listar aqui algumas curiosidades e dicas sobre essa estação que favorece muito nossos jardins. Entenda como funciona esse período, como a astronomia explica e denomina as épocas do ano; descubra como ela afeta as plantas; e veja algumas espécies que florescem nesse momento.


Como surgem as estações

Nosso planeta tem uma inclinação em relação ao Sol, ou seja, o eixo da Terra não está paralelo ao da estrela. Justamente essa característica que permite a definição das estações do ano. Para entendermos melhor vamos a uma explicação básica do funcionamento da rotação e translação da Terra.

globo terrestre

A rotação é o movimento que a Terra faz no seu próprio eixo, como a ação de um peão, por exemplo. Essa atividade nos dá o dia e a noite, pois, a cada momento uma face da Terra diferente estará virada para o Sol. Esse fenômeno leva por volta de 23 horas e 56 minutos, daí o motivo de adotarmos um dia com 24 horas. Já a translação é o movimento que a Terra faz entorno do Sol, e é esse processo que, com a inclinação do nosso planeta, irá definir as estações do ano.


Por que as plantas florescem na primavera?

planta florida

Você já parou para pensar por qual motivo muitas plantas florescem nessa estação?

Há alguns fatores por trás desse cenário, o principal deles é a mudança de clima que ocorre entre o inverno e a primavera. Na estação mais fria as plantas economizam energia, e por isso tendem a crescer menos, na primavera com o aumento da temperatura e das horas de sol disponível a planta tem mais vigor para desenvolver-se. Outra mudança que também influência é a chegada do verão, onde os frutos amadurecem. Se preparando para essa situação as flores surgem, chamando a atenção de animais polinizadores, que irão realizar a fecundação da planta e produzir então os frutos na estação seguinte.


Plantas para cultivar na primavera

girassol

Geralmente as espécies que mais usufruem dessa estação, são as que gostam ou que precisam de maior luminosidade, ou que necessitam de mais horas de sol. Como vimos anteriormente, a primavera tem dias com maior tempo de incidência do sol, isso irá atender os desejos das plantas que gostam de um “solzinho”.

Veja aqui uma lista com alguns exemplos de espécies: Girassol, Hortênsia, Violeta, Rosa, Orquídea, Tulipa, entre outras.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page