top of page

Nosso processo de reciclagem e produção

Para a produção da nossa linha de produtos utilizamos principalmente o Polipropileno (Sigla: PP). É um dos plásticos mais empregados na indústria, presente em vários objetos que temos acesso no nosso dia a dia, desde embalagens de alimentos, até de produtos de higiene. Os materiais feitos de Polipropileno podem ser identificados através do símbolo de reciclagem com o número 5 dentro dele, e por vezes com a sigla PP logo abaixo.


O modo que utilizamos para captação destes materiais é diverso. Houve parcerias com escolas e ONGs, onde a instituição se tornava um ponto de coleta do material. Os objetos eram pesados, e o local que arrecadou recebia o pagamento por cada quilo acumulado. Ainda buscamos este tipo de parceria sempre que possível, pois assim conseguimos nossa matéria-prima, e principalmente ajudamos a comunidade: promovendo boas iniciativas, impulsionando a educação, diminuindo o acúmulo de lixo, reduzindo o nosso impacto no meio ambiente, entre outros.

As nossas principais fontes de matéria-prima ainda são as indústrias de reciclagem. Elas coletam diversos tipos de objetos, separam e disponibilizam para venda. Há algumas que atuam somente no ramo de plástico, e nesse caso o material já vem pronto para ser utilizado nas máquinas.


Quando o material vem destas empresas, prontos para nossas máquinas, ele vai direto para o estoque, onde fica armazenado em pilhas com toneladas dele. Se o material vem em forma de objetos, seja de origem das empresas de reciclagem, ou de parcerias com instituições, ele é separado por cor, retirado qualquer impureza, e então segue para o processo de moagem.

As máquinas injetoras trabalham somente com material granulado, com pedaços aproximadamente entre um grão de arroz e um de feijão, por isso o processo de moagem. Nele os objetos são cortados em uma serra fita, caso necessário, e posteriormente vão para o moinho. Ele é responsável por triturar e diminuir o objeto, ao ponto que tenha o tamanho ideal para ser estocado em sacos e futuramente dar sequência na linha de produção.


Agora sim partimos para a etapa de injeção, onde o material reciclado se torna nossos produtos. As injetoras e os seus operadores são os responsáveis por este processo.

Basicamente a máquina derrete os grãos de material, e em seguida o empurra para dentro de um molde. O operador é responsável por ajustar todos os parâmetros da injetora, retirar o produto de dentro do molde, revisá-lo e estocá-lo.



Este é um pouco do nosso dia a dia aqui!

Tem alguma curiosidade sobre o nosso processo de produção? Deixa aqui nos comentários, que responderemos com prazer.

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page