top of page

Guia com dicas para montar a varanda dos sonhos

Um passo a passo para facilitar o processo de decoração da sua varanda. Dicas de ferramentas online, escolha de móveis, estilos de decoração, entre outras.

Vamos partir desde o básico, como escolher para que irá servir o ambiente, e ir até os detalhes do local, objetos de decoração, móveis e plantas.


Função da varanda

A primeira coisa que devemos ter em mente é para qual proposito você deseja direcionar esse ambiente, seja uma área gourmet, de descanso, de serviço ou até de atividade física. Com isso estabelecido, conseguimos tomar um norte para a escolha dos objetos de decoração, móveis, cores e texturas das paredes, entre outros. Pense que para uma área gourmet a disposição de tudo será completamente diferente que para um espaço de atividade física, por exemplo.

Escolha a aplicação desejada para o local, busque inspirações e seguimos as próximas dicas.


Varanda pequena

De modo geral esses cômodos têm tamanho reduzido, logo um bom gerenciamento de espaço é vital! Retire as medidas do ambiente, comprimento, largura, altura, disposição de colunas, parapeitos e qualquer outra estrutura que possa interferir na distribuição dos objetos em cena. Passe tudo para o papel, desenhando a planta baixa do ambiente, com todas as medidas e localização dos itens levantados anteriormente. Uma boa dica, caso queira algo mais visual e divertido, utilize o Mooble. Lá você consegue desenvolver um cenário 3D do seu ambiente, com móveis e objetos de empresas reais. A ferramenta irá ajudar a visualizar melhor a organização de tudo.


Estilo de decoração

Agora que você sabe qual função o ambiente irá ter, conhece também as dimensões e disposição de estruturas, vamos escolher o estilo de decoração que mais lhe agrada.

Aqui no blog já publicamos um texto com 4 estilos de decoração para se inspirar, vale a leitura. Busque também inspirações em outros locais, como o Pinterest, Instagram, site de revistas do setor e até o próprio Google Imagens.

Anote as principais características do estilo escolhido, salve imagens que tenha gostado, textos explicativos ou tópicos de destaque, veja vídeos com explicações e demonstrações. Registre todos os aspectos, para que possa aplicar posteriormente na sua varanda.


Móveis

Esses objetos irão ocupar boa parte do espaço do ambiente, têm extrema importância na funcionalidade do local e exercem papel decorativo. Logo, é importante escolhermos os móveis certos para conseguirmos transmitir as sensações que desejamos para o ambiente, e que sejam correspondentes com o tamanho e disposição de espaço.

Quanto ao aspecto decorativo deles, tenha em mente o que passamos na dica anterior. Lembre-se dos pontos que você destacou ou descobriu sobre o estilo escolhido, e busque móveis que remetam ou inspiram esse panorama selecionado.

Sobre as dimensões, observe bem se o item escolhido irá se adequar ao seu ambiente, principalmente por se tratar de um local pequeno, na maioria das vezes. Aqui vale lembrar dos móveis multifuncionais, com vários compartimentos ou dos que diminuem de tamanho quando não estão sendo usados.

Importante ressaltar também que, se sua varanda tem grande incidência de sol e chuva, é indispensável a seleção de um móvel destinado para áreas externas, ou que pelo menos seja feito de material mais resistente as intempéries.


Plantas

Por fim, não poderíamos esquecer das plantas. Em praticamente todos os ambientes e cenários elas irão decorar muito bem e ainda podem trazer um lado funcional. Na varanda gourmet, por exemplo, você conseguirá ter temperos, chás e verduras frescos, de fácil e rápido acesso e mais baratos. Para uma varanda de serviço as plantas podem trazer leveza e sensação de limpeza. Seja qual for a escolha para o ambiente, as plantas podem ser o toque especial na decoração.


Gostou do guia? Tem uma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário aqui na publicação!

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page