top of page

Caminho ou pisante, proteja seu jardim!

Delimitando um caminho no seu jardim, onde as pessoas irão circular, irá manter suas plantas protegidas, a grama sempre verdinha e ainda trará mais segurança ao caminhar por ele. Vamos lhe ajudar a escolher a melhor opção para seu ambiente, entender como instalar e até como utilizar pisantes para fazer caminhos para carros passarem.

O que colocar no jardim para pisar?

Há várias possibilidades de realizarmos um caminho no jardim. Talvez a mais comum seja a utilização de pedras ou pó de pedras. Apesar de ser relativamente prática de se aplicar, essa opção tende a demandar mais tempo de mão de obra e pode não conter a grama ou matos de crescerem entre elas. Sendo assim, uma ótima alternativa para as pedras são os pisantes ou caminhos para jardim.

O que é pisante para jardim?

A principal função do caminho para jardim, também conhecido como pisante, é proteger as plantas, seja impedindo que a grama sofra com pisadas, seja delimitando um espaço para evitar contato e possíveis danos a outras espécies sensíveis. Em segundo plano está a função decorativa, o pisante pode ser o destaque em um gramado que dá acesso à porta principal da casa, por exemplo. Você encontrará vários modelos, mas aqueles com aspecto mais natural tendem a combinar mais com o jardim.

Caminho para jardim com textura realista

Temos algumas soluções para você de caminho para jardim. No momento são dois modelos: Tronco e Tábua. Ambos possuem textura antiderrapante e são feitos de plástico reciclado. Tornam a jardinagem muito mais fácil com sua prática instalação, sem sujeira, mão de obra ou manutenção. Veja abaixo os modelos: Tronco Com textura e desenho imitando um tronco de árvore cortado.

Tábua Textura e desenho de um pedaço de madeira.


Qual distância de um pisante para outro?

Vamos agora para a instalação dos pisantes. Na prática, você pode adaptar conforme seu local, relevo ou necessidade, mas de modo geral basta colocar o pisante na área desejada, não é preciso a utilização de pó de brita ou pedras por baixo dele. Quanto a distância entre eles, novamente, a disposição do seu ambiente talvez requeira um posicionamento diferente, caso tenha dúvida entre em contato que vamos adorar lhe ajudar. Geralmente a distância ideal entre um pisante e outro é de 20 cm, possibilitando um caminhar mais suave para pessoas de todas as idades.

Caminho para carros no jardim

Se além de pessoas o caminho também terá fluxo de carros, temos alguns cuidados a mais para tomar. Primeiramente devemos analisar o terreno e responder algumas questões. Ele é nivelado ou tem inclinação? O solo é firme? O caminho que o carro irá percorrer é em linha reta ou tem muitas curvas com ângulos fechados? Se o local tiver grande inclinação, curvas fechadas ou solo muito solto, os pisantes não irão ser a melhor opção. Nesse caso procure alternativas que irão alterar ou melhorar o próprio terreno. Geralmente esse cenário não é o que mais encontramos, ou seja, se você deseja fazer um caminho que leva até a garagem, em um terreno nivelado e com solo firme, os pisantes podem lhe ajudar. Primeiro devemos escolher um modelo que tenha a resistência necessária para suportar o peso do carro, que tenha dimensões para comportar a largura do pneu e que se possível forneça aderência para eles. Dos caminhos que fabricamos, para esse caso indicamos o modelo Tábua, pois, ele atenderá todos esses requisitos para você utilizar como caminho para carros no seu jardim.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe aqui nos comentários.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page