top of page

Como arrumar o jardim com pouco dinheiro?

Algumas dicas e ideais de como montar seu jardim gastando quase nada. Você usará muito sua criatividade, bastante trabalho braçal para economizar na mão de obra e algum tempo em pesquisa de itens e referências na internet. Mas calma, vamos lhe ajudar!

Preparamos um passo a passo com os principais itens do jardim, pensando em economia, para você ter como ponto de partida!


Um bom gramado

O gramado pode ser a peça-chave na decoração do seu jardim, pois, ele ocupa uma grande parte do ambiente, tendo um amplo destaque. Para um jardim gastando pouco ele também é um aliado, possuindo baixo custo de manutenção. Se você tem grama no seu jardim, já eliminamos o custo de aquisição, caso ainda não tenha, você pode conseguir com amigos ou familiares que possuam, ou ainda comprar poucas mudas, visto que o valor de investimento é baixo e a grama tem facilidade em se espalhar.


Ornamentos naturais

Para dar contraste com o verde da grama e quebrar um pouco a monotonia na decoração, podemos fazer canteiros, caminhos e ilhas. Aqui a dica para gastar pouco é utilizar ornamentos e objetos naturais, pois, tendem a ser mais baratos para aquisição ou até gratuitos. Busque por pedras, elas serão muito úteis para fazer ilhas, decorar canteiros e caminhos. Você pode utilizar até troncos ou cascas secas de árvores, darão aspecto rústico lindo ao jardim. Use e abuse da criatividade!


Reaproveitamento

Caso você não tenha acesso tão fácil a itens naturais, como os listados anteriormente, você pode reaproveitar objetos que seriam jogados fora. Restos de obras, como blocos de concreto, podem fazer um belo canteiro. Pneus, latas, garrafas, tudo pode virar lindas floreiras, basta buscar inspirações na internet e mãos à obra!


Manutenção

Este é um ponto importante, mas que muitos esquecem. Quando for escolher objetos de decoração para o jardim, busque por itens com baixa manutenção, ou seja, tente evitar materiais que irão se estragar no tempo ou que precisam de pintura e outros cuidados, por exemplo, cercas e decks de madeira não tratada. Diminuir esse tipo de mão de obra economizará ao longo prazo. Isso também vale para as plantas que você irá cultivar. Espécies mais resistentes, que necessitam de pouca rega e adubo, são as melhores para se ter em um jardim econômico. Para a questão do adubo, você ainda pode poupar utilizando restos da sua cozinha, como cascas de frutas, por exemplo.

Ideia de adubo caseiro:

Em um vidro ou pote deixe cascas de banana de molho na água por alguns dias. A casca irá soltar parte dos seus nutrientes na água, utilize esse líquido para adubar suas plantas. Ele contém uma boa concentração de potássio, nutriente essencial para o crescimento delas.


E aí, bora pôr a mão na massa? Se precisar de ajuda e mais dicas, deixe aqui nos comentários que iremos lhe auxiliar a montar seu jardim dos sonhos!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page