top of page

Dicas para fazer um jardim pequeno

Tem um espaço reduzido no seu quintal, mas não sabe como montar um pequeno jardim? Nesta postagem iremos dar algumas dicas para você construir e usufruir ótimos momentos nele.


Um bom projeto

pessoas projetando e planejando

O ponto inicial é analisar bem o local do jardim, ter em mão as dimensões, disposições de possíveis paredes, canteiros existentes e outros itens que podem ser utilizados ou até mesmo dificultar o projeto, como as tubulações, por exemplo.

Após levantar todos os aspectos, comece o esboço do seu paisagismo. Busque inspirações na internet, já demos a dica do Pinterest em outra postagem aqui do blog, mas vale lembrar o incrível potencial dessa plataforma para termos referências e despertar nossa criatividade.

Evite projetar o plantio de uma árvore próximo a tubulações e paredes, pois, as raízes podem danificar essas estruturas. Para as paredes em específico vale um olhar em especial, conforme veremos na próxima dica.


Paredes

Parede com jardim vertical

Para jardins pequenos qualquer espaço é bem-vindo e deve ser aproveitado, e isso vale também para superfícies verticais, como as paredes. Se o local possuir uma ou mais, explore essas áreas! Nelas você pode utilizar vasos e treliças para cultivar diversas plantas, ganhando assim espaço útil no chão. Pode apostar também em parede verde como decoração, dando destaque para essa região.


Plantas

Plantas em um jardim pequeno

Um cuidado extra na hora de escolher as espécies a plantar, evite as de grande porte ou que apresentem muito volume de galhos e folhas, pois, elas irão aumentar a sensação de ambiente pequeno. Dê preferência para plantas rasteiras, com desenvolvimento ou desenho mais horizontal, aumentando a percepção de amplitude do espaço. Caso deseje uma planta mais vertical e alta, uma boa opção são as espécies de palmeiras, que tem o tronco fino e o maior volume na parte superior, afetando menos a região mais próxima ao solo.


Cores

Paredes com cores neutras

Como última dica, aqui vai um truque bem interessante: existem algumas cores que aumentam a sensação de espaço no ambiente, e podemos utilizá-las no jardim!

As principais cores que trazem essa percepção são: branco, bege, cinza, azul-claro e outras próximas a essa paleta. Você pode utilizar essas cores em alguma das paredes que tenha no jardim.

Se mudar as cores de paredes está fora de cogitação, uma boa forma de utilizar esse artifício é colocar as famosas pedras brancas na decoração do seu jardim. Elas irão trazer essa impressão de amplitude ao local, além de ornarem muito bem com os verdes das plantas.

Outra ótima forma de trazer o branco para seu jardim são as cercas, que também irão produzir a sensação de ambiente amplo por formarem um desenho horizontal. Fica a dica para conhecer nossos modelos de cerca aqui.


Gostou das dicas? Comenta aqui!

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page