top of page

Como plantar - Dicas para iniciantes

Vamos lhe ajudar com um passo a passo básico para facilitar, com dicas de plantio e uma lista com 10 espécies fáceis de cultivar.


Preparar a terra

O primeiro passo é deixarmos a terra pronta para receber a planta. Se você irá plantar no seu jardim ou quintal, ou seja, diretamente no solo, o preparo é mais simples. Basta revirar um pouco a terra, para deixá-la mais solta e já analisar também sua umidade e possíveis raízes no local. Já para plantio em vasos teremos que adquirir a terra. Se o vaso já contiver terra, aconselhamos também revirá-la um pouco para analisá-la e retirar eventuais restos de outras plantas.

Existem terras com adição de nutrientes e outras substâncias, o famoso substrato. Ele pode ser específico para alguma espécie de planta, para suculentas, por exemplo. Seja como for, eles são ótimos para plantas em vasos, justamente por conterem os elementos que serão utilizados para o crescimento.


A muda

Primeiro vale lembrar o cuidado na hora da compra da muda, escolha a que estiver com melhor aspecto, mais saudável. Aqui no blog já demos a dica de como descobrir a saúde da planta através de suas folhas, veja aqui. Com esse cuidado aumentamos as chances da planta se enraizar e crescer fortemente.

Uma vez com a planta em mãos, vamos à dica de como retirá-la do local que ela veio plantada, seja em saquinho ou vaso. A ideia é desgrudar a terra das laterais do recipiente, possibilitando a retirada da planta com o substrato. Para isso, dê leve apertada ao redor do vasinho, por todo o seu entorno. Quando você notar que grande parte da terra desgrudou das bordas, coloque sua mão na base da planta, sua palma deve encostar no solo e o caule entre seus dedos. Imagine que sua mão é uma tesoura e você tem que cortar a planta bem rente a terra, essa é a posição. Agora vire a planta de cabeça para baixo e vá puxando o vasinho com a sua outra mão, assim você irá manter todas as raízes.


O vaso

Para plantio em vasos temos que nos atentar ao tamanho da planta, a característica de suas raízes e necessidade de água. Busque vaso que comporte as dimensões da sua planta, principalmente as raízes.

O ideal é sempre optar por vasos com furo para escoamento da água. Caso não seja possível, você pode fazer camadas, utilizando na primeira argila expandida ou pedras, na segunda algodão ou algum pedaço de tecido e por fim completar com a terra. Desse modo a água excedente irá decantar e ficará na primeira camada, entre as pedras.


Rega, sol e adubo

Logo após o plantio é muito importante regar a planta, mantenha a rega diariamente na primeira semana, mas com cuidado para não a afogar. Utilize seus dedos para verificar a umidade do solo.

Quando a planta já estiver adaptada ao vaso você poderá manter a rega como de costume, caso tenha dúvida sobre a frequência, pesquisa na internet a quantidade ideal para espécies que estiver cultivando, aproveite e veja a necessidade de luz para ela.

No cultivo em vasos a reposição de nutrientes para a planta é essencial, existem vários tipos de adubos a venda no mercado e há também a possibilidade das receitas caseiras para economizar.

As dicas para saber se está faltando água e quais nutrientes sua planta está precisando, você encontra tudo nesta postagem: Entenda melhor suas plantas.


O que é fácil de plantar?

Veja uma lista de plantas fáceis de cultivar:

1- Suculentas

2- Espada-de-São-Jorge

3- Jiboia

4- Pata-de-elefante

5- Cactos

6- Samambaia

7- Palmeira-ráfia

8- Costela-de-adão

9- Peperômia

10- Pleomele

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Komentarze


bottom of page