top of page

Entenda melhor suas plantas

Vamos conhecer como as plantas crescem, se alimentam e dar algumas dicas para você saber como está a saúde dela. Ao final dessa leitura você saberá se sua planta está com sede, com falta de luz ou de alimento. Conseguirá manter ela sempre linda e forte!


Como elas crescem

planta pequena crescendo

Você sabia que as plantas também têm hormônios? São eles os responsáveis por regularem e influenciarem o crescimento delas. Conforme a quantidade e o local de atuação deles, a planta se desenvolve, e nesse processo ela irá consumir as vitaminas e água que oferecemos a ela. A iluminação e a temperatura também são de extrema importância para a evolução da planta, já que é através da luz que ela realiza o processo de fotossíntese, transformando energia luminosa em química, necessária para o crescimento.


Como elas se alimentam

pequena planta sob a luz solar

As plantas se alimentam por meio do processo que citamos anteriormente, a fotossíntese. As folhas absorvem a luz do sol, as raízes a água e outros nutrientes do solo, por sequência a planta combina todos esses elementos para formar a glicose, que é o alimento dela.

Existem algumas exceções, como as espécies parasitas, por exemplo. Elas se grudam em outras plantas para roubar nutrientes e água, já que somente conseguem captar a luz solar para realizar a fotossíntese.


Como saber se ela está com sede

A dica mais comum é verificar o solo, coloque seu dedo dentro da terra que a planta está, se sentir que está úmida, não há necessidade de regar. Agora, se seu dedo sair seco e limpo, talvez seja hora de regar.

Todavia, a maneira que mais gostamos é de observar as folhas da sua planta. Dependendo da coloração dela você saberá se está faltando água ou sobrando. Vamos lá:

As folhas murchas ou secas representam que a planta está recebendo pouca água, hora de regar!

planta com folhas secas

Folhas com tonalidade de verde-claro, puxando para o amarelo, normalmente são sintomas de solo com muita água. Permaneça um tempo sem regar e posteriormente diminua a quantidade ou frequência que dá água a ela.

folhas e galhos de uma planta

Como saber se ela está com fome

Utilizando a mesma dica anterior, conseguimos verificar também, através das folhas, se a planta está necessitando de mais nutrientes.

Folha amarelada da borda para o centro indica falta de cálcio na planta. Utilize adubo com esse nutriente, casca de ovo, por exemplo.


Outras tonalidades e possíveis causas:

Amarelada e escurecida na borda denota falta de potássio;

Amarelada nas nervuras, especialmente em folhas mais velhas, pode ser falta de magnésio;

Amarelada nas nervuras em folhas novas, ou com deformidades, tendem a ser falta de zinco;

Folha com a parte superior verde clara e inferior amarelada aponta falta de nitrogênio.

A planta saudável

folhas de uma planta

Agora que você conhece melhor sua planta, vamos a um resumo para você manter ela sempre o mais saudável possível.

1 - Alimento:

Vimos que elas utilizem a luz do sol para produzir seu alimento, então proporcione essa energia a ela.

2 - Observe as folhas:

Elas irão demonstrar a necessidade da planta, lembre-se: folha saudável é geralmente verde, sem deformidades ou tonalidades amareladas, salvo exceções. Outra dica, caso você não conheça bem a tonalidade das folhas da sua planta quando saudável, é buscar por imagens na internet, assim você terá uma base de como deve ficar a cor delas.

3 – Pesquise:

A espécie que deseja cultivar pode necessitar de um cuidado especial, pesquise sobre ela. Se não tiver nenhuma característica incomum basta seguir as dicas anteriores.


Pronto! Agora você conhece melhor sua planta e com certeza ela irá se desenvolver mais sadia!

Que tal trocarmos conhecimento? Escreva aqui embaixo, nos comentários, quais espécies você tem, ou pretende cultivar. Deixe algumas dicas, dúvidas ou experiências para ajudar outras pessoas!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page