top of page

Ideias de paisagismo: Jardim Grande I

Nessa série de postagem, vamos trazer ideias de paisagismo com imagens e projetos para você aplicar no seu jardim. Serão postados ao longo de todo o ano, então se inscreva aqui no site para não perder nenhum post.

Veja aqui todas as publicações até o momento:


Jardim Grande I

Um projeto para jardim na parte frontal da casa, utilizando plantas e pedras de porte grande, enaltecendo a grandiosidade da fachada do imóvel e visando uma decoração com ar tropical.


Plantas

Com um grande espaço há diversas possibilidades de combinações de plantas e nesse projeto buscamos manter um jardim tropical. Para isso, utilizar espécies como folhagens, palmeiras, ráfias e algumas flores para colorir o local.

Palmeiras

São imponentes e aumentam a sensação de grandeza da fachada, mantendo o desenho vertical da janela frontal da casa.

Ráfias

Junto a parede, de frente ao caminho do jardim, recebem quem chega por esse trajeto. Contrastam com a parede de pedras e trazem frescor a este canto do jardim.

A ilha

Outro ponto interessante do jardim é a ilha de plantas. Nela procuramos utilizar espécies com folhas grande e verdes. Bromélias, costela-de-adão, Filodendro e a Gunera são ótimas espécies para cultivar. Nesse local é aconselhável ter uma variedade de desenhos de folhas e algumas pedras, assim iremos aumentar a sensação de floresta tropical.


Pedras

Nesse projeto elas merecem um capítulo à parte. As pedras serão fundamentais para nos ajudar na tarefa de montar um jardim tropical, fornecendo mais naturalidade ao espaço.

A principal é a grande pedra dentro da ilha de plantas. Utilizamos uma de grande porte no meio, com outras de tamanhos variados por volta, entre as plantas.

Na parede à direita da casa colocamos algumas de tamanhos e cores variadas, formando um canteiro com mais folhagens e pequenos arbustos.

Um ponto para ficar atento ao escolher a pedra é a sua coloração. Evite utilizar as pedrinhas brancas ou coloridas, opte por aquelas com tons mais naturais, pois, serão mais fáceis de ornar com o projeto do jardim.


Luzes

Para fornecer o destaque no ponto certo e trazer a sensação que desejamos, as luzes serão indispensáveis nesse projeto.

Primeiro, fique atento a cor da luz. Assim como para as pedras, na iluminação também procuramos tons mais naturais, então o ideal é evitar luzes azuladas ou brancas muito intensas. As de tonalidade amarela ou verde são as mais indicadas.

O intuito é instalá-las em locais de circulação de pessoas ou em pontos de destaque, mas nesse projeto a ênfase está para as luzes da ilha. Elas trarão um charme todo especial para o local a noite, destacando as folhagens exuberantes e realçando as texturas das pedras.


Decoração

Quanto aos itens de decoração, em um projeto como esse, não podem faltar os caminhos para jardim. Como estamos tratando de um espaço grande, desenhar um local para as pessoas transitarem é praticamente um mapa do ambiente, além de proteger a grama de pegadas e até as plantas de possíveis esbarrões.

Na base das palmeiras foi feito um canteiro de concreto, que pode ser substituído por um com cercas decorativas. O intuito desse canteiro é romper a continuidade da grama, evitando o desenho monótono.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page