top of page

4 maneiras de fazer renda extra com jardinagem

Gosta de mexer com plantas ou no jardim? Que tal fazer uma renda extra com esse seu passatempo?

Neste post vamos falar sobre algumas atividades que podem gerar essa renda extra para você. Vale lembrar que para garantir o sucesso desse processo você terá que passar pelas etapas de propaganda e venda. Se você não tem nenhum conhecimento nessas áreas, um curso básico pode ser bem-vindo. Um grande aliado para ambas as etapas é a internet, principalmente as redes-sociais, é interessante os estudos delas também.

Dito isso, vamos as sugestões!


Mudas de plantas

Este pode ser o modo mais fácil e que consome menos do seu tempo, e dependendo da espécie de planta que você irá trabalhar nem muito espaço será necessário. Porém com mais dedicação e mais espaço você pode cultivar as mudas por mais tempo e vendê-las maiores, consequentemente poderá aumentar o valor e ter um retorno melhor.

Essa atividade requer pouco investimento inicial, que será basicamente em sementes ou mudas para fazer a base inicial do seu negócio, algumas ferramentas para jardinagem (veja a postagem sobre as ferramentas básicas), substrato e terra.


Paisagismo

Pode ser uma boa opção fazer um curso de paisagismo se você gosta do assunto, ou se interessa por decoração e arquitetura. Você consegue encontrar cursos online ou presencial, depende da região que você mora.

Mas você tem que levar em consideração que possuirá um custo mais elevado para começar nessa atividade, já que terá os custos desse curso e possivelmente de outros, além de software para desenvolver o projeto. Todavia você deterá o conhecimento para desenvolver a função nas horas vagas, finais de semanas, ou quem sabe até mudar a sua carreira profissional, caso tenha sucesso nessa atividade. Você pode focar no processo de desenvolver o projeto e vender para seus clientes executá-los, ou trabalhar com outras empresas parceiras que possam dar vida ao desenho. Seja qual for a sua escolha de plano de negócio, e apesar de demandar um investimento maior de recursos e tempo, essa pode ser uma das atividades mais rentáveis dessa lista.


Venda de temperos, chás, verduras e frutas

Se você tem um bom espaço de jardim essa também é uma atividade que pode trazer uma renda extra. As frutas serão algo mais sazonal, mas que terão um valor agregado maior. Logo, vale apostar em uma grande variedade de temperos, chás, verduras e legumes.

Uma boa dica é montar kits dos produtos em uma caixinha, com vários dos itens que você possuir. Faça diferentes conjuntos para cada semana, e você também pode acrescentar um folheto com curiosidades, receitas e dicas nutricionais sobre as plantas que constam na caixa. Use a sua criatividade para diferenciar!


Suculentas em vasos decorados

As suculentas entraram na moda alguns anos atrás e não saíram, pois têm grande variedades de cores e formatos e são fáceis de cultivar, tornando-as excelente para decoração em vários ambientes. Portanto você terá um grande mercado para explorar.

Assim como na primeira dica dessa lista, aqui você não terá um custo muito alto para iniciar. Precisará basicamente das mesmas ferramentas e insumos, e escolher os vasos conforme seu projeto ou desejo do cliente.

Uma dica para se diferenciar é ter um catálogo com todas as plantas, vasos, pedrinhas, e outros itens que você tem disponível para a decoração do conjunto, e deixar o cliente escolher e combinar os que mais lhe agradam. Vá auxiliando-o na escolha e dando informações sobre os cuidados com a espécie escolhida. E claro, sempre mantenha um bom estoque das suculentas já prontas também, com decoração nos vasinhos. Assim você consegue demonstrar aos seus clientes as possíveis combinações, ou vender essas já prontas e ganhar tempo na sua produção.


Gostou das dicas? Comenta aqui se você vai aplicar alguma delas ou se tem outras.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page