top of page

Plantas em ambientes internos

Ideais para decorar o ambiente e trazerem leveza e vida, as plantas podem proporcionar relaxamento e praticidade no seu dia a dia, além de outras vantagens.

Veja algumas dicas de cuidados e exemplos de algumas espécies que combinam muito bem com ambientes internos.


Vantagens de ter planta em ambientes internos

A que mais se destaca com certeza é a função decorativa, as plantas trazem diversas sensações ao ambiente. Uma única planta é capaz de fornecer o destaque principal na composição do local, ou um conjunto pode formar um estilo único e vivo, tornando seu cômodo com características exclusivas!

Elas podem trazer benefícios a saúde dos moradores da casa, pois, além de purificar o ar, criam uma rotina de cuidar delas, com podas, regas, colocar ao sol e adubar, essas ações podem aliviar o estresse do dia a dia. Na cozinha, com temperos ou chás, você irá desfrutar de alimentos frescos e mais orgânicos.


Principais cuidados

Para evitar problemas, comece pela escolha certa do vaso que a planta irá ficar. Priorize aqueles que estarão de acordo com o tamanho da planta e que possuam furo e prato para escoamento da água. Lembre-se de sempre verificar se não há água acumulada nos pratos, se houver, descarte para evitar mosquitos e outros insetos.

A manutenção dá planta é fundamental, então prefira plantas de fácil manuseio ou que necessitam de poucos cuidados. Caso optar por uma espécie grande e pesada, vai ser importante buscar um local ideal para ela ficar no ambiente. Estude a quantidade de horas de sol que o espaço irá oferecer, isso será crucial para designar o ponto em que colocar o vaso.

Uma atenção especial se tiver crianças ou animais na casa, algumas plantas podem ser tóxicas, pontiagudas ou conter espinhos, como os cactos. Nesses casos, evite essas espécies ou coloque a planta longe do alcance.

Sobre cuidados de qual cômodo que a planta será colocada, o quarto por exemplo, há pessoas que evitam utilizá-las na decoração nesse ambiente, com a intenção de impedir danos a nossa saúde. Mas será que é tão prejudicial assim essa ação?


Quais plantas não se deve ter no quarto

Talvez você já tenha ouvido que não devemos dormir em um quarto fechado com plantas, pois, assim como nós, elas também respiram e normalmente no período noturno tendem a liberar mais gás carbônico do que oxigênio. Isso se deve ao processo de fotossíntese, onde a planta produz oxigênio quando recebe a luz solar. Como no período noturno não há incidência de iluminação, ela não gera o oxigênio e libera gás carbônico. Todavia, esse conhecimento popular, de que a planta em local fechado irá lhe fazer mal, não é de total verdade, pois, esse processo da planta movimenta uma quantidade baixíssima desses elementos e isso acaba não nos afetando. Então, manter algumas plantas no quarto, com todas as janelas e portas fechadas não irá ocasionar problemas.


Quais as melhores plantas para ambientes fechados?

As espécies que mais se adaptam a esses ambientes são aquelas que necessitam de pouca luz, ou seja, que gostam de sombra. Veja aqui uma lista com alguns exemplos de plantas que combinam com essas características e que são fáceis de cultivar em vasos:


1- Pleomele

2- Peperômia

3- Espada-de-são-jorge

4- Jiboia

5- Costela-de-adão

6- Lírio-da-paz

7- Comigo-ninguém-pode

8- Zamioculca

9- Bambu da Sorte

10- Clorofito

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page